Menu
Escolha uma Página
Rio Grande do Sul registra maior raio do mundo

  O Rio Grande do Sul registrou o maior raio do mundo. A informação foi oficializada nesta quinta-feira (25) pela agência especializada da ONU, a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O fenômeno foi registrado em 31 de outubro de 2018, e percorreu uma distância de 709 quilômetros – desde a Província de Missiones, no norte da Argentina, indo até o Oceano Atlântico, atravessando o Rio Grande do Sul.

  O percurso equivale à distância entre as capitais gaúcha, Porto Alegre, e paranaense, Curitiba.

  Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, o raio foi resultado de um aglomerado de nuvens, que é um fenômeno habitual nos meses de primavera nesta região: “É comum esse tipo de fenômeno gerar descargas violentas, intensas”, explica.

  Ainda de acordo com a especialista, existe uma explicação para a demora do anúncio: “Quem dá esse certificado é a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e essa avaliação é muito complexa. São feitas diversas análises de documentos e pesquisas para poder oficializar algum fenômeno meteorológico como recorde”, completa Sias.

  A América do Sul também registrou o raio mais duradouro da história mundial. Foi na Argentina, em 4 março de 2019, com duração de 16.7 segundos. Em média, um raio tem duração de um a dois segundos.

Relacionados

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

CONTATO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

R: Presidente Bernardes, 168
Cep. 02757-000
Freguesia do O | São Paulo - SP

Telefone

(11) 2768-0800
(11) 2615-5106 

Expediente

Segunda - Quinta
8:00 – 17:00h

Sexta
8:00 – 13:00h

Sábado – Domingo
Fechado

Faw7