Menu
Escolha uma Página
Ferrovia

No segmento ferrovia, a FAW7 tem um vasto portfólio que se aplica ao longo de todas as fases da vida de um projeto. Iniciando desde a análise do solo em novos projetos, passando por consultoria do sistema até a revitalização de ativos em operação quando são aplicados materiais CEMBRE na fixação ao bond de impedância.

Seguem abaixo alguns serviços prestados:

– Análise e inspeção do aterramento conforme NBR 5419;

– Análise e laudo da medição de resistividade do solo;

– Execução de furos no trilho TR-57;

– Execução de furos no trilho TR-57;

– Instalação de terminais ao trilho;

– Instalação de conjunto de fixação ao bond de impedância;

– Instalação de rail bond pelo processo exotérmico ao trilho;

– Medição de resistência de aterramento com terrômetro de alta frequência;

– Medição e cálculo das tensões de passo e toque;

– Montagem do bond de impedância;

– Montagem e instalação de cabo de impedância;

– Montagem e instalação de cabo misto;

– Montagem e instalação de junta isolante colada;

– Preparo e climpagem de terminais ao cabos;

– Preparo e montagem dos cabos;

– Teste de continuidade.

Dentre os itens acima, cabe um destaque em dois pontos específicos ligados à revitalização dos sistemas, quando aplicam-se, materiais da CEMBRE:

Instalação de Bond de Impedância por Terminal

O sistema de aterramento para ferrovia, utiliza o método de furar o trilho na área neutra, a fim de garantir a maior durabilidade de trilho e uma manutenção de fácil execução, já que os terminais podem ser trocados de forma fácil e prática.

Esse sistema foi desenvolvido pela CEMBRE com o objetivo de prover baixa resistência na interface do trilho com o terminal, garantindo assim vida útil acima das demais soluções encontradas no mercado global.

Baixa resistência elétrica (microhm), fácil e rápida instalação, com tempo médio menor de um minuto e de extrema simplicidade para conectar/desconectar os cabos na localização de falha.

Outras grande vantagem é que o sistema pode ser instalado em qualquer condição climática. Com ferramentas portáteis, fácil passo a passo e sem requerimentos específicos do operador trazem uma grande economia para o projeto.

Durante a instalação a bucha é expandida e o material de cobre flui nas paredes do furo, compensando possíveis variações na abertura e preenchendo toda a superfície. Extensivos testes laboratoriais e de campo demonstraram baixa e constante resistência, estabilidade mecânica e proteção para corrosão atmosférica.

Detalhe do processo de extrusão da bucha:

Instalação de Bond de Impedância por Solda

Com o objetivo de proporcionar o aterramento do sistema de ferrovia, interligado a Bobina de impedância e trilhos, utiliza-se um cabo especial antifurto, denominado cabo misto, ligado a bobina de impedância por terminal de BI para 4 cabos e soldados aos trilhos por solda exotérmica.

Ferramentas

Ao longo do últimos anos a CEMBRE vem desenvolvendo ferramentas mais compactas para operação remota, com diferentes potências e alimentação. Tanto por combustão quanto elétrica, 127v-220v e 24v por bateria garantem a furação dos trilhos de forma calibrada e ágil.

Além do compromisso ambiental, minimizando a emissão de carbono, os novos motores atendem as indicações europeias 97/68/EC, 2001/63/EC e 2002/88/EC. Nos EUA a norma EPA standard “Phase 2” para motores classe IV. 

Tração elétrica e sinalização

A solução tem desempenhos acima da curva tanto no quesito de eficiência elétrica quanto na resistência mecânica ao longo do tempo de operação. Além de conectores para catenárias e cabos já existentes sem a necessidade de emenda no novo sistema.

Esse perfil permite a continuidade e uniformidade no deslizamento  do pantógrafo.

CONTATO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

Rua: Dias Velho, 267
Cep. 02735.040
Freguesia do Ó | São Paulo - SP

Telefone

(11) 2768-0800
(11) 2615-5106 

Expediente

Segunda - Sexta
8:00 – 17:00h

Sábado – Domingo
Fechado