Menu
Escolha uma Página
Linha de Transmissão

A FAW-7 realiza serviços em LT´s atendendo as normas vigentes, em especial a resolução normativa da ANEEL 669/2015, que regulamenta os requisitos mínimos de manutenção e o monitoramento de instalações de transmissão de rede básica elétrica. Voltada para o sistema de aterramento e ensaios elétricos, as atividades executadas são:

SERVIÇOS DURANTE A CONSTRUÇÃO DA LT

1- Ensaio de medição de resistividade do solo

A resistividade do solo é mais necessária ao determinar o design do sistema de aterramento para novas instalações. Sua identificação é o primeiro passo para qualquer atividade relacionada ao aterramento, pois essa medição é a base para o projeto de qualquer sistema em uma nova instalação e até mesmo de readequações.

Esse resultado sofre influência de algumas variáveis, tais como: composição do solo, umidade, temperatura, etc. Raramente o solo é homogêneo e a resistência varia geograficamente e em diferentes profundidades. Usualmente o aparelho Terrômetro é a ferramenta mais comum para essa atividade. Clique aqui e entenda mais.

As Normas IEEE81 e a NBR 7117/2012 definem os requisitos para medição da resistividade e determinação da estratificação do solo e estabelece alguns métodos, clique aqui e veja mais detalhes sobre a Metodologia dos Quatro.

2- Sondagens a percussão

A sondagem a percussão com ensaio SPT é uma técnica de engenharia utilizada para obtenção de amostras de solo, com a finalidade de conhecer as suas características, tipo de solo, cor, geologia, valores de resistência à penetração do amostrador, etc. Serve ainda para se constatar a presença ou não de água e a cota específica em que foi detectada.

3- Aterramento da LT

O sistema de aterramento utilizado para linha de transmissão é do tipo contrapeso, o qual é instalado de forma perpendicular nos dois lados da torre. Como requerimento todos os materiais aplicados devem atender as exigências técnicas e normativas.

Os suportes da linha devem ser aterrados de maneira a tornar a resistência de aterramento compatível com o desempenho desejado e a segurança de terceiros. O aterramento deve se restringir a faixa de segurança da linha, não interferindo com outras instalações existentes e com atividades desenvolvidas dentro da faixa. O cabo usualmente utilizado para o aterramento (contra-peso) da linha de transmissão deve ser de aço galvanizado ou aço cobreado, por possuírem alta resistência mecânica e tratamento para corrosão.

Adicionalmente ao cabo, os seguintes materiais também são comumente usados: haste cantoneira, conectores, produto despolarizante do solo (Fastsys) e cabo para raio, formam o sistema de aterramento em seu conceito básico.

Diagrama Descrição gerada automaticamente

 O sistema por contrapeso é extremamente popular e simples no que tange o conceito, contudo muitas vezes as premissas básicas e até mesmo o atendimento normativo, como a NBR 5422, não é seguido. Clique aqui e entenda mais como a FAW-7 ensaia, projeta e executa essa atividade.

SERVIÇOS APÓS A CONSTRUÇÃO DA LT – O&M

1- Ensaio de medição de resistência/ impedância de aterramento com termômetro de alta frequência

2- Ensaios das tensões de passo e toque das torres

3- Inspeção com drone na linha de transmissão

4- Inspeção termográfica com drone na linha

5- Ensaio de campo elétrico e campo magnético

6- Reforma de aterramento da torre com a execução de projeto

7- GGT (GESTÃO GEOSPACIALIZADA da TRANSMISSÃO)

A FAW-7 realiza a atividade de manutenção e limpeza de faixa de servidão de LTs de acordo com as exigências da ANEEL e da SFE – Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade, usando o sistema GGT para um trabalho em conjunto com a ANEEL.

Com a utilização da GGT quase 4 mil desligamentos (2013-2020, fonte ANEEL) em LTs poderiam ter sido evitados (2,72 mil queimadas/fogo sob a linha e 1,26 mil vegetação).

Clique aqui e veja como a FAW-7 garante a segurança da operação atendendo 100% dos requisitos da ANEEL e ONS.

Compartilhe:

Veja Também:

CONTATO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

R: Presidente Bernardes, 167
Cep. 02757-000
Vila Bancária | São Paulo - SP

Telefone

(11) 2768-0800
(11) 2615-5106 

Expediente

Segunda - Sexta
8:00 – 17:00h

Sábado – Domingo
Fechado