Menu
Escolha uma Página
Medição da Resistividade do Solo

Resistividade do Solo 

A identificação da resistividade do solo é o primeiro passo para qualquer atividade relacionada ao aterramento, pois essa medição é a base para o projeto de qualquer sistema em uma nova instalação e até mesmo de readequações.

Esse resultado sofre influência de algumas variáveis, tais como: composição do solo, umidade, temperatura, etc. Raramente o solo é homogêneo e a resistência varia geograficamente e em diferentes profundidades. Usualmente o aparelho Terrômetro é a ferramenta mais comum para essa atividade.

Terrômetro de alta frequência

Terrômetro convencional

Medição da Resistividade do Solo

As Normas IEEE81 e a NBR 7117/2012 definem os requisitos para medição da resistividade e determinação da estratificação do solo e estabelece a seguintes métodos:

– Amostragem física do solo;

– Método de variação da profundidade; 

– Método dos dois eletros; 

– Método dos quatro pontos.

Tratamento do Solo com despolarizante

Para melhorar e reduzir a resistência do solo, podem ser aplicados compostos a base de bentonita ou silicatos, que diminuem a resistividade do solo. Produtos como o Fastgel, Fastsys e Gem são eficazes para tais situações.

Já em situações com elevadas resistividades, recomenda-se o tratamento de todo eletrodo com um composto a base de silicato, mais eficiente para esses casos.

Tratamento do Solo para Parques Eólicos

Inicialmente construídos perto do litoral em locais de formação arenosa, normalmente possuem altos valores de resistividade. Em um segundo momento, indo em direção ao interior do país, em lugares rochosos, manteve-se o desafio pela grande variação de resistividade. Dentro de um mesmo parque, diferentes bases/fundações tem valores completamente distintos, o que exige uma solução/tratativa customizada para cada equipamento.

Novamente os compostos a base de silicato são de grande ajuda para balancear os valores e lastrear a execução do aterramento.

A FAW7 conduziu a análise e execução de aterramento em mais de 500 fundações de aerogeradores no Brasil.

Compartilhe:

Veja Também:

CONTATO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

Rua: Dias Velho, 267
Cep. 02735.040
Freguesia do Ó | São Paulo - SP

Telefone

(11) 2768-0800
(11) 2615-5106 

Expediente

Segunda - Sexta
8:00 – 17:00h

Sábado – Domingo
Fechado