Skip to main content

COMISSIONAMENTO LINHA DE TRANSMISSÃO

COMISSIONAMENTO DE LINHA TRANSMISSÃO

O comissionamento elétrico é o conjunto de procedimentos e ações técnicas e normativas que visam através de ensaios, testes e inspeções, atestar a funcionabilidade de um sistema elétrico  na área de: geração, transmissão, distribuição e operador final de uma instalação ou equipamento elétrico.

LINHA DE TRANSMISSÃO

Uma linha de transmissão é um componente crucial do sistema de energia elétrica usado para transmitir energia elétrica de usinas de energia para subestações de distribuição e, finalmente, para consumidores finais. As linhas de transmissão podem ser classificadas com base em vários critérios. A classificação mais comum de linhas de transmissão é baseada nos níveis de tensão operacional e configuração. Aqui estão as principais classificações:

  • Linhas de Transmissão de Alta Tensão (HV): Essas linhas operam em níveis de tensão tipicamente acima de 69 quilovolts (kV). Elas são usadas para transmissão de energia de longa distância de grandes usinas de energia para subestações ou entre diferentes regiões.
  • Linhas de Transmissão de Extra Alta Tensão (EHV): As linhas EHV operam em níveis de tensão que variam de 220 kV a 765 kV. Elas são usadas para transmissão de distâncias muito longas e para interconectar grandes redes ou redes de energia.
  • Linhas de Transmissão de Ultra Alta Tensão (UHV): As linhas UHV operam em níveis de tensão extremamente altos, geralmente acima de 765 kV. Elas são empregadas para transmissão de super longa distância e são usadas em países com extensas redes de energia

COMISSIONAMENTO DO SISTEMA DE ATERRAMENTO

O sistema de aterramento de uma LT é constituído pelos eletrodos de aterramento das estruturas, interligados pelos cabos para-raios, quando existentes. Neste caso, este sistema de aterramento tem uma topologia linear, com extensão de quilômetros, e o circuito equivalente de parâmetros concentrados é constituído pelas resistências de aterramento das estruturas interligadas pela impedâncias dos vãos de cabos para-raios.

  • Sondagem Eletrica Vertical – Resistividade do Solo

As sondagens podem ser feitas com os arranjos de Wenner ou Schlumberger, no arranjo Wenner, o espaçamento máximo entre os eletrodos não pode ser inferior a 64 m. no arranjo Schlumberger, a abertura máxima dos eletrodos de corrente (AB) não pode ser inferior a 200 m.Nos locais em que não seja possível atender aos espaçamentos estabelecidos a restrição deve ser registrada e os espaçamentos podem ser reduzidos, preservando o máximo distanciamento que as condições locais permitirem.

  • Medição da Resistência e Impedância de Aterramento

As medições devem ser realizadas pelo método da queda de potencial, conforme a ABNT NBR 15749, porém considerando as características dos aterramentos de LT. O alinhamento da medição deve ser perpendicular ao eixo da LT, com os eletrodos de corrente e de potencial no mesmo sentido, admitindo-se uma tolerância de ±15° em relação à direção perpendicular.

  • Inspeção da LT com Drone

Um drone é tão versátil que pode ser usado para inspecionar linhas e torres da LT, onde é possível inspecionar a cadeia de isoladores após a instalação, as fixações dos condutores a torre e suas derivações, a faixa de passagem em toda a extensão da LT e com realizar gestão da vegetação.

  • Inspeção Térmica com Drone

É usado para medir o calor emitido por linhas de energia para analisar a voltagem anormal e a resistência de contato. Ele ajuda o pessoal de operação e manutenção a verificar os defeitos a tempo. Após adquirir as coordenadas espaciais de cada ponto amostrado na superfície de um objeto, uma coleção de pontos é obtida por um drone LiDAR, que é chamado de "Nuvem de Pontos". A nuvem de pontos é obtida pela combinação de medição a laser e princípios de fotogrametria, incluindo coordenadas tridimensionais (XYZ), intensidade de reflexão a laser (Intensidade) e informações de cor (RGB).

Entre em contato conosco


Realize eu orçamento a partir do noso formulário de contato!