COMISSIONAMENTO DE PARQUE EÓLICO
O comissionamento elétrico é o conjunto de procedimentos e ações técnicas e normativas que visam através de ensaios, testes e inspeções, atestar a funcionabilidade de um sistema elétrico na área de: geração, transmissão, distribuição e operador final de uma instalação ou equipamento elétrico.
PARQUE EÓLICO
Um parque eólico um conjunto de turbinas eólicas, rede de media tensão aérea ou subterrânea, subestação, torre anemométrica e linha de transmissão. O aerogerador funciona como uma única usina geradora de eletricidade ligada à rede elétrica. O aerogerador é o objeto principal de um parque eólico e a sua composição é feita por uma torre de aço ou concreto, uma narcele que contem vários equipamentos entre eles o transformador é usado para aumentar as tensões da eletricidade a fim de reduzir as perdas de energia, e uma base de concreto para sustentação do aero.
COMISSIONAMENTO
Os testes de comissionamento de um parque devem ser realizados por disciplinas diferentes e por empresas especializadas em cada setor, onde podemos dividir entre áreas: Civil, elétrica e mecânica. A FAW7 realiza o comissionamento da parte elétrica, mas destinada ao sistema de aterramento, SPDA e MPS – sendo os ensaios realizados no sistema de aterramento do aero, quadros elétricos, painéis e transformadores. Esses ensaios também são realizados na (RMT) rede de média tensão, torres anemométricas, subestações e linha de transmissão.
Testes rigorosos neste estágio são vitais para garantir que um parque eólico de alta qualidade e eficiente seja entregue e mantido. Como as verificações elétricas estão incluídas no processo de comissionamento, a conexão à rede é necessária, então a construção da subestação do parque eólico também deve ser concluída.
O desempenho geral é examinado usando um teste de disponibilidade. Disponibilidade significa que cada turbina está operando com sucesso por uma porcentagem relevante de tempo – geralmente 95-97%, dependendo do contrato. Normalmente, leva um período de seis meses para um parque eólico atingir a capacidade operacional comercial total, então a disponibilidade aumentará de um nível de cerca de 80-90% após o comissionamento para o pico, nível de longo prazo de cerca de 97%. O comissionamento é considerado bem-sucedido se a turbina puder funcionar sem falhas por 200 horas.
Ensaio Resistencia / Impedancia de Aterramento e Ensaio de Passo e Toque
O ensaio deve ser realizado com um equipamento que possua potencia, tensão e corrente adequadas, equipamento como o terrômetro não atende a essa exigência para ensaio de parque eólico.
As medições devem ser realizadas pelo método da queda de potencial, conforme a ABNT NBR 15749, com o aterramento da torre desconectado do aterramento da RMT.O alinhamento da medição deve ser perpendicular ao eixo da RMT, com os eletrodos de corrente e de potencial no mesmo sentido, admitindo-se uma tolerância de ±15° em relação à direção perpendicular.
A distância do eletrodo de corrente ao anel de aterramento da torre deve ser de no mínimo 100 m, ou o comprimento do total do aterramento da torre, o que for maior. As medições devem incluir um número suficiente de pontos que permita a construção da curva de resistências aparentes entre o anel de aterramento externo da torre e o eletrodo de corrente. O eletrodo de potencial é r deslocado em incrementos de 10 % da distância entre os pontos de ligação dos terminais de corrente do equipamento. Este incremento não pode ser maior que 10 m. A medição deve iniciar no anel de aterramento externo da torre e pode ser interrompida a 90 % do comprimento da linha de corrente.