Menu
Escolha uma Página
Laudo de SPDA

O Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA (Para-Raios) é um documento técnico realizado por Engenheiro Eletricista legalmente habilitado e contém os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável). 

O Laudo de SPDA visa atestar que a instalação em análise possui um sistema que a protege contra as descargas atmosféricas e verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5419 – Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas e a NR-10 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE no item 10.2.4 alínea “b”

Por meio do microhmímetro é possível fazer o teste de continuidade elétrica, conforme prevê a Norma NBR 5419 anexo E, e assim testar se existe uma continuidade entre os condutores, para que a corrente das descargas atmosféricas seja dissipada para as hastes cravadas na terra.

Através de uma inspeção em todo o sistema de SPDA, iniciando do captor Franklin até a haste de terra e suas interligações, é possível analisar se o sistema atende as exigências da Norma NBR 5419, ou se é necessário realizar adequações. 

O terrômetro é usado para medir a resistência do aterramento, mas a finalidade não é mensurar valores, pois o sistema de aterramento integrado e com equipotencialização é mais importante que o valor da resistência, conforme a NBR 5419/2014 e NBR5410.

Fazem parte integrante deste laudo a ART (CREA) e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados. 

O Laudo de SPDA (Para-Raios) é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 10.2.4.b da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB e por seguradoras na obtenção de apólices e sinistros. 

As medições para emissão do Laudo Técnico de SPDA (para-raios) tem validade de 1 a 3 anos, variando conforme a região que a edificação se localiza (litorânea e comum) e se possui área classificada ou não. Adicionalmente, a norma ABNT NBR 5419/2015 exige que semestralmente seja realizado a inspeção visual no SPDA, atestando assim a integridade do sistema. 

A FAW7 está apta para emitir o Laudo SPDA atendendo todas as exigências citadas acima.

 

Compartilhe:

Veja Também:

Relacionados

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

CONTATO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

Rua: Dias Velho, 267
Cep. 02735.040
Freguesia do Ó | São Paulo - SP

Telefone

(11) 2768-0800
(11) 2615-5106 

Expediente

Segunda - Sexta
8:00 – 17:00h

Sábado – Domingo
Fechado