Menu
Escolha uma Página
NR-10 Laudo de Instalação Elétrica

A NR-10 estabelece que em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

O Laudo Elétrico ou Laudo das Inspeções do Sistema Elétrico conforme NR-10, é um documento técnico realizado por um Engenheiro Eletricista legalmente habilitado. O Laudo de NR-10 é um documento obrigatório pela legislação, conforme item 10.2.4 alínea “g” da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB, por seguradoras na obtenção de apólices e sinistros e principalmente em fiscalizações do Ministério do Trabalho e perícias trabalhistas. 

O RTI – Relatório Técnico das Instalações – é um relatório técnico feito nas instalações elétricas com base no laudo elétrico e nas normas da ABNT, contém o registro das inspeções nas instalações elétricas do cliente (cabines primárias, subestações, painéis e instalações prediais), relatório fotográfico e relação de não conformidades, além de sugestões para adequação, cujo objetivo é demonstrar as condições encontradas:

– Media Tensão, com base na NBR 14039:2005 é feito em instalações elétricas com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV;

– Baixa tensão, com base na NBR 5410:2005 é feito em instalações elétricas com tensão nominal igual ou inferior a 1 kV

Já o PIE – Prontuário das Instalações Elétricas é o conjunto de documentos que visam atender as exigências do item 10.2.4 da NR-10 para instalações elétricas com cargas superiores a 75 KW. O PIE deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos em serviços com eletricidade.

As empresas são obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento, equipamentos e dispositivos de proteção. Desta forma, recomenda-se que o Laudo seja feito anualmente e/ou em mudanças do sistema elétrico da empresa, como por exemplo reformas ou ampliações. 

A FAW7 está apta para emitir o Laudo atendendo todas as exigências citadas acima, além de dispor de serviços para adequação das instalações elétricas com inspeções, projetos elétricos, de SPDA e de Aterramento.

Compartilhe:

Veja Também:

Relacionados

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

CONTATO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

Rua: Dias Velho, 267
Cep. 02735.040
Freguesia do Ó | São Paulo - SP

Telefone

(11) 2768-0800
(11) 2615-5106 

Expediente

Segunda - Sexta
8:00 – 17:00h

Sábado – Domingo
Fechado