Menu
Escolha uma Página
Ensaios Geofísicos

ENSAIOS GEOFÍSICOS

 

A geofísica pode ser definida como uma ciência aplicada a Geologia que estuda suas estruturas e corpos, com os fenômenos físicos oriundos de: campo magnético, campo elétrico,correntes telúricas  e radiotividade.

Para o estudo do solo existem diversos métodos aplicados pela Geofisica, mas o método geoeletrico é o que aplicamos com maior intensidade voltado para a área elétrica. Mas para uma boa aplicação é necessário que as definições dos conceitos sejam corretas, para que não haja interpretações errôneas.

  • MÉTODO – Geoelétrico que é o decorrente do parâmetro físico obtido por meio de equipamento adequado, que visa levar a caracterização e identificação dos diferentes materiais geológicos.
  • TÉCNICAS – Formas de investigação do solo, são: Sondagens (1D), caminhamentos (2D) ou perfilagens.
  • ARRANJO – É a configuração da medição e pode ser: Wenner, Schlumberger, polo-polo, polo-dipolo, dipolo-dipolo.

Pertencente ao método Geoeletrico, a eletroresistividade (ER) é um método geofísico cujo princípio esta baseado na determinação da resistividade elétrica dos materiais, que juntamente a constate elétrica e a permeabilidade magnética, expressa  fundamentalmente as propriedades eletromagnéticas. O equipamento mais utilizado para tais ensaios é o resistivimetro, tendo em vista a potencia do equipamento que costuma variar de 250W a 1000W e com corrente de 5 A a 20 A.

Compartilhe:

Veja Também:

CONTATO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

R: Presidente Bernardes, 167
Cep. 02757-000
Vila Bancária | São Paulo - SP

Telefone

(11) 2768-0800
(11) 2615-5106 

Expediente

Segunda - Sexta
8:00 – 17:00h

Sábado – Domingo
Fechado