Menu
Escolha uma Página
GPR – Ground Penetrating

GPR – GROUND PENETRATING RADAR – RADAR DE PENETRAÇÃO

 

4.3.6 Radar de penetração no solo (GPR)

 O GPR se constitui em uma técnica de reflexão de ondas eletromagnéticas de alta freqüência. Uma antena transmissora emite um pulso eletromagnético que é propagado no solo e que refl ete em interfaces que apresentam contraste de propriedades eletromagnéticas, sendo captado por uma antena receptora. Este método também é aplicável em áreas submersas rasas, desde que a água seja pouco condutiva. Os dados são apresentados na forma de seções ou mapas.

4.3.6.1 Aplicação do método O GPR

 é usado para obter seções de alta resolução do solo e das rochas subjacentes, avaliar a estratifi cação de materiais geológicos, determinar o nível d’água, detectar zonas anômalas associadas à presença de contaminantes e localizar materiais enterrados, tais como tanques e utilidades. Para a investigação de contaminantes orgânicos, este método é o que apresenta maior potencialidade de aplicação

4.3.6.2 Profundidade de investigação

A profundidade de investigação do GPR depende da freqüência das antenas utilizadas e é fortemente infl uenciada pela condutividade elétrica do terreno. A profundidade de investigação é da ordem de poucos metros (em solos argilosos ou com fl uidos condutivos) a poucas dezenas de metros (no caso de solos pouco condutivos). As medições GPR também podem ser realizadas em lagos e rios com baixa condutividade (água doce).

4.3.6.3 Resolução O método GPR

fornece a mais alta resolução lateral e vertical de todos os métodos geofísicos de superfície. Antenas de várias freqüências (de 10 MHz a 3 000 MHz) podem ser selecionadas, de acordo com os objetivos do levantamento. As antenas de mais baixas freqüências fornecem dados com maior penetração e menor resolução. Já as antenas de freqüências mais altas geram dados com menor profundidade de investigação e de mais alta resolução. A resolução vertical varia de poucos centímetros a um metro. A resolução lateral é determinada pela distância entre as estações de medição.

 

4.3.6.4 Limitações

Este método apresenta pequena profundidade de investigação em meios eletricamente condutivos. Em ambiente com elevado nível de ruído eletromagnético, é recomendado o uso de antenas blindadas.

Compartilhe:

Veja Também:

CONTATO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

R: Presidente Bernardes, 167
Cep. 02757-000
Vila Bancária | São Paulo - SP

Telefone

(11) 2768-0800
(11) 2615-5106 

Expediente

Segunda - Sexta
8:00 – 17:00h

Sábado – Domingo
Fechado