Menu
Escolha uma Página
Hydro – Hidrelétricas CGH, PCH e UHE

As usinas que geram energia através do sistema hídrico são responsáveis por 65% de toda energia produzida no mercado nacional, o que a coloca como a principal fonte de geração energética. E para manter a alta performance exigida pelo mercado nacional uma boa manutenção é de fundamental importância.

Casa de máquinas

Os ensaios têm como objetivo principal atestar as condições do sistema de aterramento e SPDA. O foco é validar o cenário de se ter correntes de curtos circuitos, manobras, tensões e correntes induzidas e assim o sistema atue de forma a proteger as pessoas e equipamentos existentes. Todo esse trabalho é guiado pelas normas ABNT NBR 11212/2015, NBR 15749/2009 e NBR 15751/2012.

Barragem

Esse item é o mais crítico de todo o conjunto de uma unidade hidrelétrica devido à estrutura, exposição ao tempo, incidência de descargas atmosféricas, variação de temperatura, entre outros. Desta forma, se faz necessário uma inspeção visual e teste de continuidade elétrica para garantir que não haja fuga e uma vez que seja identificado possíveis falhas, deve-se realizar teste de ultrasom e termografia para localização e correção desses pontos.

O sistema de SPDA na usina

 

Quando se aborda o SPDA de uma usina, UHE, PCH ou CGH, deve ser realizada a análise do sistema de acordo com as suas instalações, em especial os prédios existentes e casa de máquinas. Já as barragens existentes, geralmente não possuem um SPDA instalado, o que geralmente acarreta em pequenos danos a estrutura de concreto, devido a incidência de raios e de dissipação das correntes oriundas que atuam nos pontos da ferragem expostos ou em pequenas fissuras.

Quando uma nova norma entra em vigor  após a sua aprovação, de forma automática a norma anterior fica suplantada. E a grande questão é, até quando o seu SPDA que foi instalado baseado na norma anterior é valido? Essa informação não consta na norma, mas o seu sistema deve ser adequado a norma vigente somente se for realizada alguma alteração que mude o que consta no seu projeto aprovado.

Normas e exigências

O Guia IEEE 1248/2020 estabelece os parâmetros para os testes realizados e fornece processos a serem seguidos durante o comissionamento de sistemas elétricos e de controle em usinas hidrelétricas. A sua aplicação se estende também à manutenção das usinas, estabelecendo procedimentos normativos, técnicos e metodologias a serem utilizados.

O item 7.3, na alínea E, da NBR 5419/2015 estabelece que empresas fornecedoras de serviços de energia, água, telecomunicações, ou seja, atividades críticas precisam realizar o laudo do sistema de aterramento e SPDA a cada 12 meses.

A NR-10 no item 10.2.4 estabelece que instalações com carga instalada superior a 75 KW deve possuir e manter um prontuário das instalações elétricas que inclua a documentação do SPDA, ferramentas, EPI, EPC, saúde ocupacional, manutenção dos equipamentos e documentação dos colaboradores.

Portfólio FAW-7

Em CGHs, PCHs e UHEs, a FAW-7 tem portfólio para atuar na Construção, Comissionamento, O&M e Manutenção. Alinhando projetos e operação com os requisitos federais e estaduais, sejam ANEEL, ONS, Corpo de Bombeiros ou seguradora. Os serviços executados nesse segmento de Hydro são:

  • PIE – Prontuário das Instalações Elétricas;
  • Projetos, adequações e memoriais de cálculos;
  • Projeto, análise e inspeção do sistema de aterramento da malha e dos equipamento;
  • Projeto, memorial de cálculo, mapa de risco e ensaios do SPDA da casa de comando;
  • Ensaio de campo elétrico e magnético de acordo com a OMS, ANEEL e órgãos regulatórios;
  • Regularização de documentos técnicos;
  • Ensaios de Impedância de aterramento a 25KHz; 
  • Teste de continuidade por Loop; 
  • Teste de continuidade nos condutores de descida do SPDA;
  • Ensaio das tensões de Passo e Toque;
  • Análise do projeto e memorial de cálculo do SPDA e aterramento; 
  • Análise e inspeção do mapa de risco e identificação de não conformidades;
  • Orientação para implementação das ações corretivas de acordo com as exigências técnicas e das normas vigentes (IEEE 80/2012, IEEE 81/2012, NBR 1549/2012 e NBR 5419/2015).

Compartilhe:

Veja Também:

Relacionados

HYDRO, PCH Torixoréu – Torixoréo/MT

HYDRO, PCH Torixoréu – Torixoréo/MT

LOCAL: Torixoreo – Mato Grosso
ESCOPO: Inspeção, analise, ensaios eletricos e projeto dE SPDA e aterramento das instalações da usina. Os ensaios eletricos foram realizados com a PCH em funcionamento e com os equipamentos energizados, incluindo a subestação de energia..

CONTATO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

R: Presidente Bernardes, 167
Cep. 02757-000
Vila Bancária | São Paulo - SP

Telefone

(11) 2768-0800
(11) 2615-5106 

Expediente

Segunda - Sexta
8:00 – 17:00h

Sábado – Domingo
Fechado