Menu
Escolha uma Página
Projeto e Instalação de Padrão de Entrada de Energia

A FAW7 conta uma equipe qualificada, certificada e apta para elaborar o projeto de padrão de energia e executar a instalação do sistema, já com o fornecimento de material.

Segue abaixo, como exemplo, indicação das demandas da ENEL São Paulo. Lembrando que esse procedimento pode variar de acordo com a concessionária em questão.  

Tipos de ligação:

– Tipo de ligação estrela ou delta;

– Tipo de caixa de acordo com a especificação da concessionária.

Modalidades de Fornecimento:

– Modalidade “A” — uma fase e neutro: 2 fios (condutores)

– Modalidade “B” — duas fases e neutro: 3 fios (condutores)

– Modalidade “C” — três fases e neutro: 4 fios (condutores)

Potência total instalada – Até 5 kW no sistema delta; até 12 kW no sistema estrela.

Potência total instalada – Até 20 kW no sistema estrela aéreo ou subterrâneo; acima de 5 kW no sistema delta.

Potência total instalada – Acima de 20 kW no sistema estrela aéreo ou subterrâneo; no sistema delta, somente quando houver equipamento trifásico, motores ou aparelhos.

Os condutores do ramal de ligação, bem como os equipamentos de medição, transformadores de corrente e bloco de aferição são fornecidos e instalados pela concessionária. Os demais materiais da entrada de serviço (caixa de medição, eletrodutos, condutores do ramal de entrada, aterramento, poste particular, dispositivo de proteção, isoladores, etc.) devem ser fornecidos e instalados pelo interessado, conforme padronização da concessionária.

A infraestrutura civil para a instalação de equipamentos elétricos (transformadores, chaves, quadros, passagem de cabos, etc.), previstas no interior dos limites de propriedade do interessado, deve ser construída as expensas do mesmo. Os materiais específicos das infraestruturas civis para a instalação de equipamentos elétricos, quando fornecidos pela concessionária, serão cobrados dos interessados.

No sistema de distribuição subterrânea e em ligação através de câmara transformadora, ou transformador em pedestal, os condutores do ramal de ligação são fornecidos e instalados pela concessionárias, com posterior cobrança do interessado.

Tipos de Poste

De aço tubular seção quadrada, de 80×80 mm ou 90×90 mm, parede com espessura mínima de 3 mm ou 4 mm e comprimento de 7,5m, sendo preciso possuir gravado em relevo ao longo do corpo do poste, a marca comercial do fabricante, a tensão admissível no topo em DAN e o comprimento, cujo protótipo tenha sido homologado pela concessionária.

De concreto duplo T, sendo necessário possuir gravado em relevo ao longo do corpo do poste, a marca comercial do fabricante, tensão admissível no topo em DAN e comprimento de 7,5m, cujo protótipo tenha sido homologado pela concessionária.

De concreto, moldado no local, cuja altura deve atender o prescrito e ser encaminhado a concessionária um termo de responsabilidade assinado por profissional legalmente habilitado, contendo as necessárias especificações técnicas, conforme anexo VI e a respectiva Anotação ou Registro de Responsabilidade Técnica (ART ou RRT) do projeto e da execução.

Caixas de Medição

A caixa de medição tipo E pode ser utilizada para ligações bifásicas ou trifásicas com corrente de demanda até 100 A e nos casos em que seja necessária a leitura voltada para a calçada, conforme desenho 40 e sequências.

Para correntes de demanda acima de 100 A e inferior a 300 A, podem ser utilizadas as caixas de medição tipo M+T, H+T, ou o padrão com caixas de policarbonato para medição indireta, conforme especificações.

Para correntes de demanda acima de 300 A e até 600 A pode ser utilizada a caixa tipo M, com 2 circuitos com cabos de mesma seção de no máximo 185 mm², instalados em 2 eletrodutos independentes, conforme especificação. Os cabos devem ser dispostos no interior destas caixas de modo que possibilite a instalação dos equipamentos de medição.

Medição Indireta

A medição será do tipo indireta quando a corrente de demanda for superior a 100 A, ou o condutor do ramal alimentador for superior a 35 mm² e será efetuada através de transformadores de corrente, que serão instalados na caixa de medição.

CONTATO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

Rua: Dias Velho, 267
Cep. 02735.040
Freguesia do Ó | São Paulo - SP

Telefone

(11) 2768-0800
(11) 2615-5106 

Expediente

Segunda - Sexta
8:00 – 17:00h

Sábado – Domingo
Fechado