Menu
Escolha uma Página
SPDA Externo com Barra de Alumínio ou Cabo de Cobre Nu

É de suma importância que durante a fase de projeto, seja feita uma análise detalhada do sistema como um todo. Essa visão global e antecipada possibilitará uma grande otimização de recurso no que tange à escolha das soluções. Um exemplo simples é a utilização das partes metálicas da estrutura civil como componentes naturais do SPDA.

– Aplicação do SPDA Externo

O SPDA externo é projetado para interceptar as descargas atmosféricas diretas à estrutura, incluindo as descargaslaterais, conduzindo a corrente da descarga atmosférica do ponto de impacto à terra, dispersando esta corrente na terra sem causar danos térmicos, mecânicos ou centelhamentos perigosos que possam iniciar fogo ou explosões.

– Escolha de um SPDA externo

Na maioria dos casos, o SPDA externo pode incorporar partes da estrutura a ser protegida. Um SPDA externo isolado deve ser considerado quando os efeitos térmicos e de explosão no ponto de impacto, ou nos condutores percorridos pela corrente da descarga atmosférica, puderem causar danos à estrutura

– Materiais Aplicados

Os materiais usados como descidas podem ser:

– Cabo de cobre nu, em alturas de até 20m, cabo de 16 mm². Acima de 20m, cabo de 35 mm²;

– Barra de alumínio para altura de até 20m, barra de 25 mm² e acima de 20m, barra de alumínio de 70 mm².

 

Importante salientar que condutores de descida devem ser retilíneos e verticais, de modo a prover o trajeto mais curto e direto à terra. Não são admitidas emendas nos cabos utilizados como condutores de descida, exceto na interligação entre o condutor de descida e o condutor do aterramento, onde deverá ser utilizado um conector de medição.

São empregadas emendas nas descidas constituídas por perfis metálicos, desde que estas emendas se encontrem conforme os cabos de descida, que devem ser protegidos contra danos mecânicos, até no mínimo 2,5 m acima do nível do solo. A proteção deve ser por eletroduto rígido de PVC ou metálico, neste último, o cabo de descida deve ser conectado às extremidades superior e inferior do eletroduto. NBR 5419 item 5.1.2 a 5.1.2.4

Obs: Textos transcritos da NBR 5419/2015 parte 3

CONTATO

Aqui buscamos compreender suas necessidades!
Ficamos à disposição para ouvir suas dúvidas, reclamações e sugestões.
Pedimos por gentileza que deixe seus contatos para que possamos responder da melhor forma possível.

Endereço

Rua: Dias Velho, 267
Cep. 02735.040
Freguesia do Ó | São Paulo - SP

Telefone

(11) 2768-0800
(11) 2615-5106 

Expediente

Segunda - Sexta
8:00 – 17:00h

Sábado – Domingo
Fechado