Skip to main content

INSPEÇÃO EM LINHA DE TRANSMISSÃO COM DRONE

Cabe a ONS – operador nacional do sistema elétrica monitorar, fiscalizar e autorizar a operação das linhas de transmissão vigentes e a serem construídas. Ficam estabelecidos os Requisitos Mínimos de Manutenção das INSTALAÇÕES DE TRANSMISSÃO de REDE BÁSICA, através das resoluções normativas como REN 1051, REN 906. A observância dos Requisitos Mínimos de Manutenção não exime a TRANSMISSORA da responsabilidade pela qualidade da manutenção das INSTALAÇÕES DE TRANSMISSÃO ou de eventual responsabilização em caso de sinistro de equipamentos.

A TRANSMISSORA deverá manter o histórico dos laudos técnicos e das grandezas físicas monitoradas e o registro dos resultados de comissionamentos, inspeções, ensaios, medições e manutenções executadas em equipamentos e linhas de transmissão durante todo o período da concessão, porém essa inspeção deve acontecer a cada 12 meses. Os registros devem conter, no mínimo, a descrição das atividades realizadas, os resultados obtidos, os eventuais problemas encontrados, os reparos realizados, o tempo de execução da manutenção e as informações funcionais da equipe que realizou os trabalhos.

Os laudos técnicos e resultados deverão ser disponibilizados para a ANEEL por meio de acesso remoto,através de link que permita acessos simultâneos de servidores devidamente cadastrados.

Inspeções de Rotina

Durante a inspeção devem ser inspecionados os seguintes itens:

- O estado geral da linha de transmissão,
 - A situação dos estais,
 - A integridade dos cabos condutores e para-raios,
- A estabilidade das estruturas e a integridade das cadeias de isoladores,
- A situação dos acessos às estruturas e a proximidade da vegetação aos cabos e a existência de vegetação que coloque em risco a operação da linha de transmissão em caso de incidência de queimadas e os casos de invasão de faixa de servidão.  

Nas inspeções de rotina para verificação da proximidade da vegetação aos cabos e da existência de
vegetação que coloque em risco a operação da linha de transmissão em caso de incidência de queimadas, a critério a fiscalização, deverá ser utilizado o aplicativo da ANEEL para dispositivos móveis específico para esta finalidade, de modo que sejam registradas evidências fotográficas geoespacializadas que representem nitidamente as situações de todos os vãos das linhas de transmissão. Nos vãos em que forem constatadas necessidades de realização de podas e/ou roçadas, deverão ser registradas novas evidências fotográficas geoespacializadas após a realização dessas atividades.

Analise de Desempenho

Da linha de transmissão e dos resultados das inspeções regulares de rotina deve ser avaliada a necessidade de inspeções detalhadas das estruturas, inspeções termográficas, inspeções noturnas para observação de centelhamento em isolamentos ou de inspeções específicas para identificação de defeitos (oxidação de grelhas, estado das cadeias, danificação de condutores internos a grampos de suspensão ou espaçadores, degradação dos aterramentos (contrapesos), etc.). Também deve ser avaliada a necessidade de medição da resistência de aterramento em estruturas onde haja suspeita de mau desempenho do sistema de aterramento, de verificação de tração de estais e de manutenção preventiva e corretiva em estruturas, cabos e acessórios.

Entre em contato conosco


Realize eu orçamento a partir do noso formulário de contato!